Uma Questão de Múltiplas Escolhas.
Escolher uma profissão sempre foi um desafio, pois define como será o ingresso no mundo adulto. Este desafio está cada vez maior, pois o jovem da atualidade se depara com as mais diversas possibilidades de escolha, inclusive no que diz respeito ao curso superior.
Para que esta escolha aconteça de uma forma mais tranqüila, é preciso que o adolescente saiba de si mesmo e, ao mesmo tempo, se informe sobre as profissões. Costuma-se usar a metáfora do casamento: ele precisa, primeiramente, paquerar, conhecer a pessoa, namorar e para depois pensar em se casar. Ou seja, precisa levantar o máximo de informações sobre as profissões, ter mais conhecimento a respeito das mesmas para, posteriormente, pensar em “selar a relação” com uma determinada área de atuação.
E a comparação continua… Pois se tivermos dúvida na escolha do parceiro é melhor não se casar, pois casar sem amor, para ter status social, para agradar os familiares ou sem conhecer bem a pessoa podem trazer consequências muito sérias.
Além desse desafio, o jovem precisa conhecer a realidade do mercado de trabalho por meio de pesquisas em sites, visitas a locais de trabalho e universidades, conversas com profissionais, enfim, reunir o maior número de dados para uma escolha consciente.
Vale à pena lembrar que escolher implica, necessariamente, abdicar de alguma coisa que não foi escolhida. Para tanto é preciso muita coragem e determinação. E esses atributos são acessíveis a quem se dispõe a conquistá-los!
Caso a dúvida sobre a sua futura profissão permaneça é preciso procurar um especialista. A orientação profissional vai auxiliá-lo a pensar sobre suas escolhas, a se conhecer melhor, a pensar sobre habilidades, aptidões e interesses, além de orientar nas pesquisas das informações.